Novelas do Brasil – Entretenimento na Casa dos Brasileiros

Na rotina de milhares de brasileiros, a novela é um momento muito importante de entretenimento que desperta o imaginário e a parte artística do cérebro humano.

Ao acompanhar os episódios que desenrolam a trama, tanto a central como secundária, nos vemos envolvidos para poder compreender a história de determinado personagem do qual nos identificamos.

Muitas pessoas ainda em o pensamento retrógrado de que a novela é somente feita para a alienação de quem está consumindo, porém, ela é muito mais do que isso.

Muitos temas políticos, sociais e polêmicos são abordados nas novelas e servem para quebrar paradigmas e preconceitos da sociedade, pois são abordados escancaradamente no veículo de maior circulação e audiência brasileiro.

Nomes famosos de novelas como: Babilônia, O Clone, Caminho das Índias, Avenida Brasil, O Rei do Gado, Tieta e tantos outros, até hoje não saem da boca do povo, e veja só, são temas importantes abordados como o tráfico de mulheres para a prostituição, o choque de culturas diferentes, a reforma agrária, homossexualidade e muitos outros temas que ainda são tabu perante a sociedade.

A sua importância na sociedade se dá como o exemplo da novela “Explode Coração”, escrita por Glória Perez, onde a trama principal trata das crianças desaparecidas, na novela, uma das personagens principais, se junta a um grupo de mães que tem o problema em comum: filhos desaparecidos. Com a busca pelas crianças na novela, a busca na vida real também cresceu, sendo que até o fim do término da dramaturgia, cerca de 64 crianças desaparecidas foram encontradas, o que mostra a influência dessa ação na sociedade.

A novela tem a função principal de expor os problemas, porém, deixando que o debate e a opinião pública falem por si mesmos. Por isso, é necessário que temas polêmicos sempre continuem em destaque na sociedade, pois eles precisam ser relembrados constantemente para não caírem no esquecimento da população.

Ela tem um caráter informativo perante a sociedade, pois ela pode servir para debater uma opinião já existente diante do repertório individual de cada um, fazendo com que existe a reflexão sobre aquilo. E também há o caso de quando as pessoas desconhecem totalmente o tema, pois elas acabam sendo informadas pela trama, como por exemplo, a doação de órgãos, sexualidade, doenças desconhecidas como a cleptomania e a esquizofrenia ou como o tema da reforma agrária, que muitas pessoas não compreendiam antes do Rei do Gado.

A novela vem com toda essa importância perante a sociedade, estimulando conhecimento e mudando padrões incrustados no nosso dia a dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *